A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Remédios de Constituição - (da personalidade)

Muitas vezes o acaso permite a descoberta de importantes soluções para os problemas, Hahnemann trabalhava originalmente com fortes diluições dos seus remédios e isso provocava reacções violentas na pessoa que testava o remédio, no entanto, ele descobriu mais tarde que através da potenciação se conseguia alcançar um efeito muito mais relevante. Na realidade ele descobriu que não é a substância que constitui o medicamento mas sim a força dinâmica da substância, reforçada através da potenciação, que é conduz à cura.


O que se verificava é que a utilização de alguns medicamentos , como por exemplo Lyc, Puls, Sepia, Sulf, Nat- Mur, etc., em certas pessoas não faziam surgir apenas os sintomas da doença e suas variantes, mas também surgiam sintomas que expressavam estados de espírito e de personalidade, ou seja características individuais da personalidade dos doentes. Estes remédios representam praticamente a personalidade do doente e por isso são conhecidos geralmente por remédios de constituição.