A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Herpes Labial

Infelizmente eu pertenço aos 80% de pessoas, do mundo inteiro, que na idade adulta sofre com herpes labial. Por isso, hoje, vou dar-vos dicas homeopáticas de como combater esta “praga”que tira qualidade de vida às nossas vidas.

Quem tem, sabe que basta estar mais cansado, stressado, apanhar mais frio, vento ou sol e já está, começa por aquela sensaçãozinha quase imperceptível de formigueiro e ardor, aquela zona fica mais lisinha como se quisesse começar a “insuflar”, e já está, pode contar com a visita do herpes.

Esse vírus, responsável por um grande número de infecções da pele e das mucosas, é chamado Herpes Simplex ou HSV.

A manifestação mais visível deste vírus é o herpes labial no entanto há outras regiões que podem ser afectadas.

O vírus HSV pode ser de dois tipos HSV-1 (responsável sobretudo pelas lesões na cara e lábios) e o HSV-2 que é o responsável principal do herpes genital, no entanto qualquer um deles pode afectar áreas típicas do outro.

Transmissão do vírus (como costumamos dizer na gíria “como se pega, como se contagia”)

A transmissão faz-se através de contacto directo de áreas e mucosas saudáveis com áreas infectadas e pode ser por via oral, genital ou ambas.

Que sintomas podemos apresentar

Quando contraímos a infecção (a primeira vez, é chamada infecção primária), os sintomas podem surgir ao fim de alguns dias (geralmente a incubação é de 1 a 26 dias).

Depois dessa primeira vez, as infecções podem voltar a repetir-se, ou não, durante o resto da vida. A gravidade de cada episódio, e a frequência dos mesmos, varia muito de pessoa para pessoa.

Por exemplo, eu durante cerca de 3 anos não tive episódios, toda a gravidez e até a minha filha ter 2 anos não fui incomodada pelo vírus, pensava que felizmente o vírus tinha desistido de me incomodar. No entanto, quando apareceu foi um dos piores episódios de herpes que já tinha alguma vez tido.


Tratamento:

Eu sem querer fazer publicidade, costumo usar, apenas, aqueles pensos para o herpes labial (compeed ou zovirax) pois fico mais tranquila, principalmente em relação ao contágio. Mas com a medicação homeopática diz quem já experimentou que não só fica mais curto o episódio mas também fica menos violento.

Relativamente à medicação homeopática o tratamento sugerido é:

Assim que se sentem os primeiros sintomas :
-1 glóbulo de sepia (231) para a língua.


-Depois temos que ver se afecta, sobretudo, o lábio superior ou inferior:

- Lábio superior o medicamento é Rhus Tox (214) na água hora a hora.

- Lábio inferior o medicamento é Nat Mur (183) na água hora a hora.