A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Aftas

Na homeopatia é muito importante, para determinar o remédio adequado, saber a resposta a algumas questões. Neste caso das aftas é importante saber a sua localização específica (no interior da bochecha, na ponta da língua, nas gengivas, etc) , que tipo de contornos têm, cheiro etc. No entanto, a pergunta mais importante é se sente melhor com bebidas frias ou quentes.
Se forem frias então deve-se tomar Argentum-nitricum(30)
Se preferir mornas deve-se tomar alternadamente Acidum-Sulfuricum(10) e Mercurius-solubilis(167).
Em qualquer dos casos, deverá aplicar nas zonas afectadas tintura mãe de Calêndula, várias vezes aos dia. Esta tintura tem um sabor desagradável, por isso nas crianças não devemos aplicá-la pura mas diluir 5 gotas de calêndula em 10 gotas de água. Já usei no meu filho em mim e resultou muito bem.