A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Aleitamento Materno – Bebés e Crianças - Ajuda Homeopática


Hoje um miminho especial para as mamãs que amamentam. A minha piolha fez agora 3 anos e ainda mama. É sem dúvidas das coisas fantásticas que já me aconteceram. Para além das vantagens para o bebé, é o alimento mais completo e saudável, também a mamã tira benefícios no pós parto e depois. Mas nem sempre foi assim tão bom. De início sofri bastante com dores nos mamilos, mamilos gretados, maminhas por vezes inflamadas. E quantas dúvidas nos assaltam será que o meu leite é bom, será que é suficiente, será que o bebé está a crescer bem, enfim um sem fim de serás…
Por isso, hoje aqui ficam algumas dicas para as mamãs que amamentam.
Por vezes as maminhas com as subidas do leite, e noutras situações criam inflamações, ficam tensas doridas e causam muito sofrimento.

Pois bem, muita atenção, se a dor mamária for acompanhada de traços avermelhados em direcção à axila, trata-se de um princípio de mastite, sendo necessário consultar o médico. Mesmo se tiver de tomar antibióticos (se não forem tóxicos para o bebé), não é obrigatório parar a amamentação.

Para tratar o surgimento inicial de mastite, a homeopatia pode ajudar:
Belladona - Em caso de mama dorida, quente e contraída; palpitações na mama.
Phytolacca - Em caso de febre, fadiga, agitação e dores musculares; inchaço e dor na mama.
Bufo rana - Em caso de aparecimento de traços vermelhos sobre a mama e dores que irradiam para o braço.
Hepar sulfuris - Em caso de aparecimento de sinais de forma­ção de pus.
Se necessitar de estimular a produção de leite, pode recorrer a Urtica urens . Em caso de ansiedade e medo de não ter leite, opte por Ignatia (corpo e alma)
Em caso de dor nas costas durante a amamentação tome Silicea.
Cina em caso de fadiga após perda de líquidos

Dicas retiradas do livro “Homeopatia prática PARA BEBÉS E CRIANÇAS”- Dr. Jean-Paul Nowak e Dr. Joliot Hguyen Tan Hon – Arte Plural Edições