A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

A Auto-Observação no Tratamento Homeopático

Desde que os meus piolhinhos nasceram que me preocupo em manter um registo de cada de episódio peculiar da suas vidas. Quando começaram a rir, a sentar-se, quando nasceu primeiro o dente, e por aí fora. No entanto, não me limitei a anotar estas façanhas mas cada episódio de doença, os sintomas e os medicamentos que tomavam. Se perguntarem não sei dizer porque anotava tudo isso, e muitos poderão pensar, “fazer anotações sobre quando estavam doentes? Coisa estranha!!!”. Mas, hoje, e sobretudo depois de começar com os tratamentos homeopáticos, reconheço a importância desses registos. Nas minhas pesquisas, encontrei num site um texto que quero partilhar com vocês e que fala sobre a importância da auto-observação no tratamento homeopático. A dada altura podemos ler que:

“Recomendo aos pacientes que escrevam, façam memorandos, anotem tudo. A indolência e o desleixo são obstáculos para alcançar os verdadeiros sintomas dos pacientes.” Escritos menores – James Tyler Kent

Agora fico contente por ter estas passagens registadas e tomar mais consciência da importância que podem ter.
Segundo Rosenbaum , livro “Homeopatia – Medicina sob Medida” realça a importância da descrição feita pelo doente e da mais valia que constitui a sua auto-observação para que o tratamento tenha os melhores resultados.
Segundo este autor, a auto-observação constitui é uma descrição personalizada, “consciente” e meticulosa do estado físico e psíquico da pessoa que está doente.
Todas as informações são relevantes, e os mais pequenos pormenores podem ser de grande utilidade. Assim essas descrições podem ser desde dores fora do comum, estado de humor e ânimo, sonhos, sede muito intensa, vontades esquisitas, por exemplo por um determinado alimento, horas a que lhe surgem os sintomas, – informações que devem ser tidas em conta para determinar o medicamento que melhor se adequa ao doente.

A relevância da descrição do paciente na Homeopatia

“Recomendo aos pacientes que escrevam, façam memorandos, anotem tudo. A indolência e o desleixo são obstáculos para alcançar os verdadeiros sintomas dos pacientes.” Escritos menores – James Tyler Kent

A homeopatia funciona com o princípio da semelhança, assim sendo, todos os sintomas dos pacientes são únicos e definem e orientam para o tratamento “personalizado”.

O paciente deve estar atento a tudo o que lhe acontece – tudo, desde sensações estranhas até sentimentos momentâneos:

- se gosta ou não de sal, ou se gosta mais de doce;

- se gosta mais de coisas quentes ou frias;

- uma dor fora do normal;

- se os sintomas pioram de manhã, tarde ou noite (se acompanham o sol)

- determinados sonhos que vêm desde a infância;

- sede muito intensa;

- desejos estranhos;

- se gosta de presunto;

- uma dor de cabeça que começa a determinada hora, num determinado lado;

- se transpira muito e em que parte do corpo;



Recordo-me que de início nas consultas o homeopata dos meus filhos colocava toda uma série de questões e a dada altura pergunta se o meu filho gosta de doces e se gosta de presunto. E eu respondo muito pronta gosta mas eu não o deixo comer. E Ele riu-se e disse-me “menina eu não me interessa se o deixa comer só quero saber se ele gosta”. Pois bem é mesmo isso interessa é determinar certos aspectos peculiares, características que ajudem a personalizar o tratamento, a escolher o medicamento homeopático adequado.

Os sintomas poderão ser já de há bastante tempo, desde criança, e poderão a não ter que ver com as queixas presentes.

As descrições devem ser minuciosas, por isso devemos tomar nota de tudo o nosso valioso diário, sempre mantive um desde criança. Sobretudo com o nascimento dos filhos o tempo começa a reduzir-se e algumas coisas ficam para trás e o meu diário passou a ser muitas vezes mensal ou semestral. Julgo que farei um esforço no futuro para me encontrar com ele mais vezes.

Encontrei um texto interessante sobre este tema consultem-no ,se quiserem, em

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u469601.shtml