A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Dúvidas sobre Homeopatia - Como a Homeopatia activa as suas defesas

Conheça os casos em que esta terapia é mesmo eficaz

A Homeopatia activa a capacidade curativa do organismo. Este é um método terapêutico que se baseia em administrar pequenas doses de substâncias medicamentosas.

Em grandes dosagens, estas produzem efeitos semelhantes aos da doença que está a ser tratada) para activar as defesas do nosso próprio organismo e alcançar, pouco a pouco, a melhoria ou cura das doenças.

O princípio por detrás deste tratamento é similia similibus curentur, o semelhante cura o semelhante. O termo Homeopatia é derivado de duas palavras gregas: homeo (semelhante) e pathos (sofrimento).

Apesar desta técnica ser utilizada desde os tempos de Hipócrates, foi Samuel Hahnemann quem, em finais do século XVIII, determinou qual a forma de preparar e administrar a Homeopatia.

Em Portugal, a Homeopatia é reconhecida legalmente como uma terapêutica não convencional (juntamente com a Acupunctura, a Osteopatia, a Naturopatia, a Fitoterapia e a Quiroprática), desde 2003 (decreto lei 45/2003).

Onde é que os produtos homeopáticos estão à venda?

Existem mais de 3.000 remédios homeopáticos, integralmente à base de substâncias naturais (vegetais, animais e minerais), que são administrados em pequenas doses diluídas e dinamizadas (processo que consiste, em agitar a mistura, e que é responsável pela activação das substâncias).

Assim como nos restantes países europeus, os medicamentos homeopáticos são regulados pelo Ministério da Saúde, receitados por médicos (homeopatas ou médicos de família) e estão à venda em farmácias.

Podem ser tomados juntamente com outros medicamentos?

Sim, a Homeopatia actua em níveis terapêuticos distintos e é compatível com a medicina tradicional. Para além disso, a Homeopatia pode ser utilizada para tratar crianças.

Este tipo de medicação é inofensiva em todas as idades e não tem efeitos secundários. Apesar das doses pequenas deste tipo de fármacos, é aconselhável evitar a automedicação.

Trata todo o tipo de doenças?

A Homeopatia é uma ferramenta terapêutica útil e eficaz no tratamento de doenças tanto agudas como crónicas. Estuda o doente e ajuda-o a recuperar o seu equilíbrio dinâmico (embora não recupere as estruturas e funções fisiológicas que foram destruídas). Em algumas ocasiões pode alcançar a cura, noutras, ajuda a conseguir uma melhoria significativa, e noutras ainda, alivia o problema.

Em que casos é que a Homeopatia é eficaz?

Tem demonstrado resultados benéficos sobretudo em doenças com uma componente psicossomática, que, por sua vez, podem estar na origem de outros transtornos, bem como no alívio de sintomas de doenças crónicas.

É usada sobretudo em crianças, grávidas, pacientes muito medicados e em idosos. E em casos de:

• Ansiedade, angústia, stress, depressão, insónias

• Cansaço, anemia, falta de energia

• Cefaleias, enxaquecas

• Dificuldades respiratórias

• Problemas do aparelho digestivo: gastrites, úlceras, diarreias, prisão de ventre

• Problemas ginecológicos: menstruações dolorosas, síndrome pré-menstrual, menopausa

• Eczemas, urticárias, alergias solares, acne, furúnculos de repetição, herpes simplex e zoster, psoríase, verrugas...

Do ponto de vista do homeopata, a doença é um desequilíbrio da energia vital.



Por isso, o tratamento homeopático abarca a pessoa como um todo, tentando devolver-lhe a harmonia tanto a nível orgânico como psicológico.

Para saber mais:

Associação Portuguesa de Homeopatia

Telefone: 214 176 829

Internet: http://www.homeopatia-aph.pt/

E-mail: aphomeopatia@gmail.com

Sociedade Homeopática de Portugal

Telefone: 917 294 561

Internet: http://www.homeopatiaportugal.org/

E-mail: info@homeopatiaportugal.org

Texto: Madalena Alçada Baptista

Revisão científica: João Novaes (presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia)

(retirado integralmente do site : http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/geral/bem_estar/ver.html?id=896423 )