A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Medicamentos Homeopáticos- Tipos / Como tomá-los

São diversas as formas sob as quais se apresentam os medicamentos homeopáticos.

As mais utilizadas são gotas ou glóbulos, no entanto existem outras como tabletes, comprimidos, pós, pomadas, cremes, óvulos, supositórios, colírios e etc.

• GOTAS- são preparadas em soluções hidroalcoólicas, de 30 a 70%..

• GLÓBULOS- são preparados de sacarose e são impregnados pela potência desejada, com álcool acima de 70%.

• TABLETES- podem ser preparados a partir de massa feita com solução hidroalcoólica com o medicamento e lactose, ou da própria trituração humedecida em solução hidroalcoólica.

• COMPRIMIDOS- são também de lactose, no entanto são feitos por máquinas industriais de alta compressão, dando um produto final duro e resistente.

• PÓS- são preparados a partir da impregnação de lactose com o medicamento prescrito (solução hidroalcoólica de 70% ou mais), ou da própria trituração inicial das substâncias. É acondicionado em papéis.

• POMADAS- compostas por lanolina e vaselina, são untuosas, e geralmente veiculam tinturas fitoterapeuticas.

• CREMES- emulsões formadas por uma base oleosa e outra aquosa, menos untuosa, também geralmente veiculam fitoterapia.

Como tomar os medicamentos Homeopáticos:
Para as crianças, bebés e adultos a toma de glóbulos de 1g (ver Como Tomar Medicação).


Colocar debaixo da língua

Medicamentos com baixas potências D2 / D4
Equinácea D2 (reforço do sistema imunitário) derreter 1 glóbulo debaixo da língua uma vez ao dia;

Alfalfa D2 (reforço do apetite) é administrado 1 glóbulo, 3 vezes ao dia debaixo da língua;

Levistivum D4 (pressão nos ouvidos provocada pela acumulação de muco, devido a constipações, gripes) derrete-se 1 glóbulo debaixo da língua de duas em duas horas.
Absinthium D2 (assim que surgem os primeiros sintomas de constipação, catarro com sensação de resfriado) derretem-se 2 glóbulos debaixo da língua de duas em duas horas até nos sentirmos melhor.

Dissolver em água e tomar de hora a hora

Casos agudos (Tosse, bronquiolite, )

Nos casos agudos, as potências C30 e C200 são dissolvidas em água e tomadas de hora a hora, um golinho da garrafa depois de agitar 3 vezes.
As potências C30 ou C200 também poderão ser dadas em casos agudos, como por exemplo de diarreia ou vómitos, primeiro colocando 1 glóbulo debaixo da língua e, posteriormente, se a diarreia ainda continuar, continuar com o medicamento dissolvido na água.
Sempre que for necessário tomar mais do que um medicamento estes devem ser administrados alternadamente hora a hora dissolvidos na água.
Em doenças crónicas, como por exemplo enxaqueca, por regra deve ser colocado um glóbulo debaixo da língua.

Nota:


As potências C1000, ou superiores, NUNCA DEVEM ser dissolvidas em água, mas sim colocadas debaixo da língua.