A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Tosse Crianças e Bebés - Medicamentos Homeopáticos (Parte II)- Homeopatia Crianças e Bebés


Amonium jodatum é um agente mucolítico bem mais forte que Antimonium tartaricum. Ipecacuanha a tosse é igualmente muito húmida, provocando vómitos. Note-se que a língua fica limpa e as náuseas persistem, mas também não melhora através dos vómitos.
Coccus cacti, ao acordar logo de manhã a criança tem uma tosse húmida com mucosidades filamentosas e viscosas, que em parte são expelidas em longos fios para o chão. A tosse melhora ao beber água fria.
Causticum a criança tosse sobretudo entre as 2 e as 5 da manhã, melhora rapidamente quando bebe água fria.

Também com Cuprum a tosse, que é convulsiva, ocorre à noite por volta das 3 da manhã, fazendo com que a criança fique completamente agitada. Melhora quando bebe água fria. Hepar sulfuris a tosse é seca ou húmida, e piora com o ar frio, bastando para isso que a criança coloque a sua mão fora do calor da cama. Melhora com o ar quente e húmido.

Hep-sulf é também um remédio importante na tosse de cão, que melhora essencialmente com a inalação de vapor de água quente.

Também Spongia é um remédio importante na tosse de cão, sendo dado em alternância com Hepar sulf (C200) durante o dia. O período de agravamento é entre as 23 horas e a meia-noite, e tem-se a sensação de que a criança respira por entre uma esponja. Não é, portanto, uma tosse ruidosa dos brônquios, mas sim sibilante, sufocante e com rouquidão proveniente da laringe.

Phosphorus a tosse começa logo ao levantar, quando a criança apanha frio (tal como com Rumex). Piora também de noite quando se deita do lado esquerdo.

Com Bryonia, a tosse começa habitualmente depois de comer e beber. Piora com o movimento e o calor do quarto. Por isso, na tosse Bryonia evite quaisquer movimentações. E dada a sede intensa, deve-se apenas deslocar para beber água. Fazer forte pressão sobre o peito também alivia. Assim sendo, ao tossir a criança leva as mãos ao peito para limitar os movimentos do tórax, e para pressioná-lo controladamente. Em Bryonia o calor faz com que a tosse piore. A mãe fecha todas as janelas acreditando que o que a criança precisa é de calor, no entanto, ela continua a tossir sem parar. O mesmo acontece quando a mãe tem frio e decide encher a criança de roupa quente.

Kalium sulfuricum o período de tosse ocorre principalmente às 2 da manhã. Kal-sulf é um remédio complementar, ou seja, suplementar a Pulsatilla.

Pulsatilla é acima de tudo um remédio clássico da mulher, e suave. Pode chorar por tudo e por nada, sente falta de um ombro amigo, pede consolo, não tem sede, não tolera a gordura. É um remédio de calor, isto é, com o calor tudo piora. Tive uma paciente que me chegou com asma alérgica. Dei-lhe Pulsatilla com grandes expectativas, mas não teve efeito. Feitas novas pesquisas, descobri que as crises de asma aconteciam todas as noites pontualmente às 2 da manhã. Por conseguinte, dei-lhe Kal-sulf com um sucesso brilhante. Há três anos que não tem crises asmáticas. Isto prova que, em hipótese alguma, nos medicamentos homeopáticos se pode falar de efeito placebo, tal como apregoam os médicos convencionais. Não tendo escolhido o remédio de fundo, não obtive resultados. Apenas a escolha certa pode produzir efeitos na sua totalidade. Até mesmo quando eu trato com sucesso bebés e animais, não se pode falar de placebo.