A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Medicamentos Homeopáticos - Qual a sua origem? - Homeopatia Crianças e Bebés

Os medicamentos homeopáticos podem ser obtidos dos três reinos da natureza (mineral, vegetal e animal) bem como de substâncias industrializadas, de laboratórios biológicos e, e por vezes, de substâncias fisiológicos e patológicos (nosódios).

Reino Vegetal


É do reino vegetal que têm origem o maior número de medicamentos homeopáticos, alguns deles são bastante importantes como o Lycopodium clavatum.
A grande maioria dos medicamentos homeopáticos são originários da Europa pois foi neste continente onde nasceu a homeopatia. Com a expansão da Homeopatia pelo mundo, outros vegetais típicos de outras regiões foram, estão e serão incorporados àqueles estudados por Hahnemann e seus seguidores.
A utilização dos vegetais na preparação dos medicamentos homeopáticos deve ser precedida da perfeita individualização do vegetal (micro e macroscopicamente). Também deve-se ter o conhecimento das partes ou parte da planta a ser utilizada. Se foi feita a experimentação com a raiz de uma planta, por exemplo, é essa a parte que deve ser usada para se fazer o medicamento.


Reino Animal

O reino animal é de onde são retirados menos elementos para a preparação do medicamento homeopático, mas, ainda assim, não é menos importante.
Os mesmos cuidados referentes ao reino vegetal são exigidos aqui:perfeita individualização do animal, conhecimento da parte ou partes a serem utilizadas, época do ano, estado do animal, idade e condições em que deve recolher-se a droga, emprego do matéria vivo ou morto, fresco ou seco, local de coleta, etc.
Reino Mineral
O reino mineral é o segundo mais relevante, tendo em conta o número de medicamentos que fornece. Os produtos podem ser classificados, segundo sua origem, em:

naturais - aqueles obtidos diretamente da natureza
químicos-industriais - obtidos em laboratórios ou na industria química farmacêutica
exclusivamente homeopáticos - obtidos segundo fórmulas originais de Hahnemann.


Exemplos de medicamentos homeopáticos segundo sua origem:

Reino vegetal :


planta inteira -

Pulsatilla nigricans,



Aconitum napellus,









Belladonna.









· folhas - Rhus toxicodendron, Thuya ocidentalis.
· cascas - China officinalis (casca do caule), Rhamnus frangula (caule), Berberis vulgaris (casca da raiz).
· raiz - Ipecacuanha, Bryonia alba, Cimifuga racemosa.
· frutos ou sementes - Agnus castus, Coffea cruda, Anacardium orientale, Nux vomica.
· flores - Calendula officinalis, Cina anthelminthica, Sambucos nigra.
· produtos patológicos - Secale cornutum (esporão do centeio), Ustilago maydis (mofo do milho).
Reino animal :

· animal inteiro - Apis mellifica, Formica rufa, Blatta orientalis.
· sarcódios (secreção do animal são) - Calcarea ostrearum, Sepia tinctoria, Moschus.
· Bioterápicos - de bactérias e suas toxinas, de órgãos enfermos - Streptococcus, Tuberculinas, Pyrogenium.
· Organoterápicos - ( orgãos frescos ou secos e secreções) - Tireóide e tiroxina, ovério e foliculina, pâncreas e insulina.
Reino mineral :
· Origem natural - Kalium bichromicum, Acidum nitricum, Cuprum mettalicum, Platinum metallicum, Natrum muriaticum, Carbo animalis, Graphites, Sulphur.
· Origem industrial - Antipirina, Formalinum, Codeinum, Urotropinum.
· Exclusivamente homeopática - Hepar sulphur (sulphur mais Calcarea ostrearum calcinados), Causticum, Mercurius solubilis.