A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Enjoos Náuseas e vómitos- Homeopatia Crianças e Bebés

é a expulsão activa do conteúdo gástrico pela boca. O vómito é ao mesmo tempo um sinal e um sintoma bastante desagradável que pode assustar muito a pessoa atingida. Pode ocorrer nas doenças do labirinto, nas intoxicações, nas obstruções intestinais e como resposta do organismo a dores muito intensas.

Náusea ou enjoo é geralmente uma sensação de desconforto no estômago que nos dá uma urgente vontade de vomitar.
A náusea é uma defesa do organismo, já que nos prepara para o vômito e para a expulsão de substâncias que nos podem estar causando problemas ao organismo. Exemplo: quando consumimos grande quantidade de bebidas alcoólicas.
A náusea é um sintoma geral e inespecífico, que chama a atenção para um problema do organismo que nem sempre é facilmente detectável. As náuseas podem melhorar evitando-se a ingestão de alimentos sólidos e através da utilização de antieméticos.
Existe também a náusea de origem psicológica, como aquela que ocorre quando vemos alguma coisa repugnante, pode ser também tonturas repentinas. É a forma da consciência subjectiva de dizer que não aceita aquilo.
Deve-se diferenciar a náusea resultante da cinetose ou labirintite (é uma doença que se caracteriza pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio.) por ter tratamento distinto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A1usea

Veratrum album: Enjoo pronunciado e sensação miserável no estômago, ao qual seguem vómitos violentos e prolongados. Vómitos pioram a seguir a ter bebido (sobretudo bebidas frias) e devido a movimentos. Espasmos no canal digestivo. Corpo gelado, palidez da cara, suor frio e abundante, sobretudo na testa. Tendência para colapso. Grande secura da boca, medo. Agrava-se com o mais leve movimento e ao beber bebidas frias, melhora com o calor e bebidas quentes.

Tabacum: Enjoo grande e “mortal” com saliva abundante, tonturas, tendência para vomitar e suor frio. Tonturas com perturbação da visão e zumbido nos ouvidos (= importante característica para diferenciar de outros remédios), com enjoo. As tonturas melhoram após ter vomitado. Necessidade de se despir e de se expor ao ar fresco. Destapa a barriga. Não tem sede. Corpo gelado. Cara muito pálida. Agrava-se com o mais leve movimento, em espaços quentes e com fumo de tabaco. Melhora ao ar fresco, quando vomita, com a saída de urina e fezes, ao fechar os olhos. “Remédio importante no enjoo ao andar de carro”.

Ipecacuanha: Remédio mais frequente em enjoos e vómitos. Náuseas permanentes, mesmo com o estômago vazio, não melhorando ao vomitar. Cansaço. Falta de sede e de apetite. Cara pálida. Língua limpa sem placa (frequentemente com saliva abundante). Não suporta calor. Agrava-se ao mais leve movimento. Melhora em repouso.

Cocculus: Enjoo pronunciado com tonturas e agravando-se com movimentos (tudo o que está relacionado com veículos). A criança, que necessita de Cocc, ainda consegue dizer a tempo, para parar o carro. Fraqueza generalizada, saliva abundante, aversão a alimentos, pouco suor, agrava-se com o movimento, de manhã ao levantar-se, com os cheiros de cozinha e após as refeições.

Pulsatilla: Enjoo e mau estar devido a ter comido de forma desordenada, por exemplo num aniversário de criança.