A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Tosse Crianças e Bebés- Medicamentos Homeopáticos - Homeopatia Crianças e Bebés

A tosse é uma contracção espasmódica, repentina e frequentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.
A tosse é uma acção que o corpo toma para se livrar das substâncias (poeiras, bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas) que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões. Uma tosse geralmente é iniciada para limpar uma formação de fleuma (muco) na traqueia; o ar pode se mover nesta passagem a até 480 km/h (300 mph) durante a contracção. A tosse também pode ser desencadeada por uma porção de comida descendo pela traqueia ao invés do esófago, devido a uma falha da epiglote, embora isso possa resultar, no entanto, em um engasgo. A tosse crónica (ou frequente) geralmente indica a presença de uma doença. A menos que o paciente não seja um fumante e tenha um raio-X peitoral normal, a causa da tosse crónica em 93% de todos os pacientes é devido à asma, refluxo ou gotejamento pós-nasal (secreção do nariz indo na direcção dos pulmões).
(retirado wikipédia)


Rumex começa a tossir de imediato nas mudanças de temperatura, quer para muito calor quer para muito frio. Basta que a criança se movimente, corra ou mexa-se muito e logo começa a tossir, porque inspira ar gelado. O mesmo é válido para quando ela se destapa durante a noite e começa a tossir, ou quando se desloca de manhã do calor da cama para uma casa de banho fria. Na rua, reconhecemos a tosse Rumex, porque o paciente cobre a boca com um cachecol para não inspirar ar gelado.

Com Pulsatilla a tosse começa logo que a criança fica com mais calor, por exemplo, quando vai para a cama e deita a cabeça na almofada. Melhora destapando-se ou colocando-se em posição direita. Se a tosse começa imediatamente após deitar, então, antes de mais nada há que lembrar de Pulsatilla.

Nux-moschata é igualmente um remédio para quando a criança se deita a dormir e, passados apenas 10 minutos, começa a tossir por causa do calor da cama. Isto é, quando aquece na cama, fica com tosse.

Belladonna começa a tossir no seu primeiro sono, isto é, cerca de 10 minutos após adormecer.

Hyoscyamus: adormece, começa a tossir, acorda de repente e tem necessidade de se sentar para aliviar a tosse.

Sepia: tem tosse húmida durante o sono, mas não acorda.

Acidum nitricum tem tosse seca durante o sono, mas não acorda.

Kalium carbonicum fica com ataques de tosse entre as 2 e as 4 da manhã. Acorda e tem necessidade de se sentar com os braços apoiados nas coxas.

Arsenicum album, com a sua tosse e asma a criança tem medo, fica agitada, sente frio, quer calor e desperta com tosse entre a meia-noite e as 2 da manhã. Dado o estado de grande agitação em que se encontra, vê-se obrigada a sentar-se ou a levantar-se da cama, e anda de um lado para o outro apesar da falta de ar. Arsen é um dos remédios mais friorentos, isto é, o calor melhora de todas as formas, enquanto o frio piora.
Um paciente Arsen usa casacos de peles e luvas também no Verão. Mas anda com o chapéu na mão, pois na cabeça não tolera o calor.
Num eczema forte com sensação de ardência, que pede Arsen, ajudam as compressas quentes.
Drosera é o remédio de fundo para a tosse convulsa. Os acessos de tosse (predominantemente seca) ocorrem 8 a 15 vezes sucessivas, começando sobretudo após a meia-noite. Trata-se de uma tosse ruidosa (“tosse de cão”).

Em Sticta, a criança começa a tossir sem parar.

Natrium muriaticum, a tosse dura dia e noite, é relativamente húmida, e a criança tem dificuldade em respirar.

Antimonium tartaricum é um remédio para a tosse húmida. Os pulmões parecem estar repletos de muco que a criança não consegue expectorar. Por isso, é-lhe impossível ficar deitada, o que a obriga a sentar-se em posição direita.
Antimonium tartaricum é uma autêntica fábrica de muco, sem portas nem janelas, pelo que Natrium muriaticum, quando dado em alternância com Antimonium tartaricum representa a chave para as portas e janelas, permitindo a saída da expectoração.


Continua...brevemente...