A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

A Febre

A febre é, sem dúvida alguma, fonte de grande ansiedade, preocupação e insegurança para qualquer pai.


Mas o que é a febre?

A febre faz parte de um processo complexo através do qual o nosso organismo luta para manter a sua integridade, implicando uma intensificação das suas funções metabólicas (de auto-digestão) e imunológicas (de defesa contra agentes agressores). Estar com febre significa que a pessoa está em intensa actividade metabólica e de defesa. Assim sendo, a nossa preocupação não deveria ser com a febre, que é uma reacção benéfica e natural do organismo, mas em saber o que é que a desencadeia.

Quando o organismo se sente ameaçado (qualquer factor agressivo pode resultar numa reacção febril: emoções, factores físicos como o calor e frio excessivo, agentes desencadeadores de doenças como vírus e bactérias ...) ele responde elevando a temperatura através da oclusão dos vasos da pele (surgindo a palidez e o frio nas extremidades), da realização de movimentos musculares (surgindo os tremores) e do aumento da velocidade do metabolismo (surgindo o aumento dos batimentos cardíacos e da respiração).

Este aumento da temperatura corporal acontece por que o sistema imunológico funciona melhor acima de 38 C, e todas as reacções metabólicas necessitam de calor para acelerar a sua velocidade.

Poderíamos comparar a febre ao processo de fervura do leite: elevando a temperatura se matam-se os micróbios, mas mantêm-se a integridade e o sabor originais.

Porque não devemos baixar logo a febre?

Na verdade apesar de todo o desconforto que a febre provoca sempre que a baixamos estamos a deixando o nosso organismo mais indefeso face a verdadeira causa do problema, cortando assim a própria reacção do organismo.


A febre nas crianças

Algumas características interessantes/ importantes

- Na criança a febre ocorre de maneira diferente à do adulto;

- As crianças têm geralmente febre mais alta e mais frequente;

- Esta capacidade de gerar e controlar com facilidade a febre é típica do organismo infantil e vai diminuindo conforme crescemos.

“Isto deve à constituição infantil ser muito mais metabólica, em constante processo de crescimento e transformação, como se estivesse num constante estado sub-febril que qualquer fator desequilibrante facilmente desencadearia a febre. A simples observação da criança febril brincando normalmente (algo quase impensável para um adulto: manter suas atividades durante um quadro febril) demonstra claramente como a constituição infantil suporta tranquilamente esta sobrecarga”.

- Crianças com mais de 6 meses podem tolerar febre alta, até 39º C, durante 3 dias;( devemos ter um cuidado especial com as crianças abaixo dos 6 meses- devem ser vistas até ao final do 2º dia);

- Crianças pequenas a febre começa geralmente com vómitos;

- A criança com febre deve permanecer deitada;

- A criança deve ingerir muitos líquidos e não se deve insistir para comer;

- Devem ser dados alimentos leves à criança (ex: pão com manteiga, sopas ou legumes cozidos, banana, maça);

- A duração total da febre deve terminar após 3 dias;
- Nunca, NUNCA, dar BRUFEN (continua...)