A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Sepia

Sepia  (Sep): Indiferença em relação às pessoas amadas.
 Pouco comunicativo, não gosta de ser consolado, ou de carinho.
Tem logo a sensação que estão a exigir demasiado dele, irritadiço, sarcástico.
Melhora com actividade física (como correr, dançar, fazer ginástica) e ocupação. insatisfeito, rabugento, irritável, discute com facilidade.
 Fica com raiva quando é contrariado.
 Não consegue pedir desculpas, está-se sempre a defender.
Sensível à crítica. Melindra-se com facilidade, rancoroso.
 Forte sentido de justiça.
Egoísta, pensa apenas nas suas próprias necessidades. Sente-se mal amado. Ao dançar, sente-se melhor, acalma-se através da actividade física. Aberto, não faz compromissos.~
 Não é manipulável.
 Diz sempre a sua opinião, conhece as suas fraquezas.

 Recém-nascido: Obstipação, sobretudo na falta de vontade em defecar (Op, Nux-vom).
 Lactente: Reage com vómitos, diarreia ou eczema ao leite em pó. Fontanela muito aberta. Pigmentação amarelada à volta do nariz e da boca. Eczema atópico com fissuras e húmido atrás das orelhas (Graph, Lyc, Petr) e nas dobras cutâneas. Criança: Necessidade de se movimentar muito evidente, treçolhos recidivos que provocam a formação de endurecimento nas pálpebras (Calc, Conium, Sil, Staph, Thuja). Tosse enquanto dorme imparável, húmida (quando seca: Ac-nit) Tosse com comichão, que se agrava ao deitar-se à noite. Segura no peito e tem que se levantar constantemente. Asma brônquica com ataques após a meia-noite ou de manhã. Melhora ao andar muito depressa.
 Tonsilite recidiva (Bar-carb, Sil, Tub).

 Todas as doenças podem ser acompanhadas de Herpes labial (Nat-mur, Rhus-tox). Obstipação persistente sem vontade de defecar.
As fezes são grandes e duras e têm que ser eliminadas de forma mecânica.
 Prolapso anal ou hemorróidas. Enurese nocturna durante o primeiro sono (Caust, Kreosot).

As meninas têm um corrimento vaginal crónico (Med, Merc, Puls) e vulvites recidivas com vermelhidão, comichão e ardor ao urinar (Merc, Ac-nit, Kreos, Sulf, Thuja) (também pode colocar iogurte natural  na vagina). Na primavera eczema seco e que dá comichão e herpes circinado.

O eczema ou a erupção cutânea têm tipicamente a forma de um anel (articulações, pescoço, mãos, axila, lábio inferior, nariz ou queixo). As unhas têm manchas brancas, partem com facilidade, são grossas ou deformadas (Alum, Graph, Ac-fluor, Ac-nit, Sil, Sulf, Thuja). As meninas têm enquanto jovens pouco peito, têm uma anca estreita e é visível terem muitos pelos no corpo chegando a terem um buço. Roupa apertada no pescoço e na cintura não é suportada. Obstipação com sensação de esferas no recto. Enxaqueca do lado esquerdo com perturbação da visão, nas raparigas sobretudo antes da menstruação