A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Picadas e mordeduras venenosas de animais assim como reacções alérgicas a essas picadas: Apis: Vermelhidão, calor, inchaço, que se desenvolvem rapidamente, dores com ardor e sensação de picada, melhoram com aplicações frias. Ledum: Local da picada está fresco e pálido. Somente 12 a 24 horas após a picada o local fica vermelho, quente e inchado. Cantharis: Mordedura de aranha. Inchaço central circundado por uma mancha que se alastra continuamente. As picadas de insectos têm o aspecto duma queimadura com ou sem formação de bolhas. Actuação comprovada no contacto da pele com medusas (alforrecas). Urtica urens: Inchaço vermelho e quente, dores com comichão e ardor, eventualmente pápulas. As dores tornam-se insuportáveis quando se esfrega a área ou se coloca a mão em cima. Aconit: Medo súbito, pânico e grande inquietude após picada ou mordedura venenosa. Depois escolher o remédio seguinte adequado. Arsenicum album: Excelente antídoto para todas as dentadas de animais venenosos, quando ocorre um desfalecimento repentino. Dores com ardor, como carvão quente, melhoram com calor. Sobretudo picadas de medusas (alforrecas): Canth, Led, Urtica urens. Picada de carraça: as picadas de carraça não são venenosas, mas são sempre um local de infecção possível. A carraça tem que ser completamente eliminada, para não provocar uma infecção local. Sulf C30 durante 2 dias um glóbulo; quando já existe vermelhidão, 2 vezes ao dia 1 glóbulo durante 2 dias. Ledum, quando o local da picada está fresco.