A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Blefarite (inflamação das pálpebras / Conjuntivite (inflamação da conjuntiva): Homeopatia para crianças e Bebés

Blefarite (inflamação das pálpebras / conjuntivite (inflamação da conjuntiva):

Uma boa combinação no tratamento da blefarite (= Inflamação do bordo da pálpebra, os olhos de manhã ao acordar estão com pus e colados) é: Puls e Graph alternadamente. Limpar os olhos com água morna na direcção do nariz.

Remédios na conjuntivite: (= inflamação dos olhos, na qual o branco do olho está vermelho). Frequentemente verifica-se uma combinação de blefarite e conjuntivite.

Apis: Conjuntivas vermelhas. Pálpebras inchadas de forma edematosa e como sacos de água. Conjuntiva saliente e grossa. Grande inchaço à volta dos olhos. O inchaço pode ser de tal forma grande que fecham completamente os olhos. Dores em forma de picada e com ardor que melhoram com algo fresco.
Inchaço das pálpebras inferiores ou com pequenos papos debaixo dos olhos. Lágrimas quentes e abundantes. Frequentemente afecta de forma mais severa o olho direito. Os bordos das pálpebras estão sensíveis e provocam dor. Melhora com ar fresco, tomar um banho frio e movimento.

Arg-nit: Conjuntivite também em recém-nascidos. Infecção da conjuntiva que está tão vermelha como carne crua. Frequentemente: Secreções viscosas e com pus. Os cantos dos olhos interiores e as pálpebras estão vermelhos e inchados. Forte inchaço das conjuntivas. Melhora com frio e aplicações frias.

Arsen: Conjuntivite aguda (também alérgica, febre dos fenos). Lágrimas e outras secreções dos olhos ardem e são corrosivas. O corrimento queima de tal maneira, que queima a face e causa zonas queimadas ou um eczema. Edema das pálpebras, sobretudo da pálpebra inferior ou por debaixo da pálpebra inferior. Edema à volta dos olhos. Catarro crónico e corrosivo dos olhos e nariz como na febre dos fenos, que provoca feridas nos olhos e nas narinas. Globo ocular quente ou com sensação de queimar. Surgem de forma periódica. Melhoram com calor, tapar, colocar algo quente sobre os olhos.

Bell: Os olhos estão secos, vermelhos e dolorosos, brilhantes, cintilantes, salientes e com pupilas dilatadas e olhar fixo. Vermelhidão dos olhos como tomates. Dores com ardor, que melhoram com esfregar os olhos. Sensibilidade à luz. Agrava-se com o calor do sol, correntes de ar na cabeça, cortar o cabelo, fechar os olhos. Melhora com abrir os olhos, esfregar os olhos.

Euphrasia: Inflamação dos olhos, sobretudo da conjuntiva, com forte vermelhidão e inchaço, especialmente das bordas das pálpebras, com comichão, ardor, secura e sensação de corpo estranho, que obrigam a piscar os olhos. Grande sensibilidade à luz. Lágrimas abundantes, olhos molhados, como que banhados em lágrimas. Corrimento lacrimal abundante, quente, queimante ou mordendo, pior ao ar livre, deitado ou quando tosse. As zonas molhadas pelas lágrimas têm o aspecto de estar cobertas com verniz. Secreções grossas que ardem e de cor amarela, que podem colar os olhos durante a noite. O corrimento do nariz é normalmente suave. Quer esfregar os olhos. Sensação de ter areia nos olhos. Sensação de ter pimenta nos olhos. Melhora com ar fresco, esfregar os olhos e no escuro.

Puls: Provocada por vento frio, chorar muito, frequentemente em combinação com a dentição, em constipados, irritação dos olhos após nadar em piscinas, água com cloro. As secreções são suaves, grossas, abundantes e de cor amarelo esverdeado, mas as lágrimas são irritantes e queimam. Comichão e ardor dos olhos. Pálpebras inflamadas e coladas, sobretudo de manhã ao acordar. Agrava-se com vento frio. Melhora ao ar livre, lavar com água fria, frio.

Sulphur: Conjuntivite alérgica crónica, recidiva com ardor, comichão, lágrimas quentes, melhora ao ar fresco. Secreções amarelas que colam os olhos. Dores cortantes e com ardor como provocadas pela areia. Agrava-se com o lavar, calor, calor da cama. Melhora com ar fresco e movimentos.

Silicea: Problemas nos cantos dos olhos, na zona do canal lacrimal. Crianças com problemas, inflamações ou fístulas no canal lacrimal, secreção com pus. (complemento = completa Puls).

Calc-sulf: Conjuntivite em recém-nascidos com secreção dos olhos grossa e amarela. Olhos colados de manhã. Comichão e ardor nos olhos, pior de manhã ao acordar. Pálpebras vermelhas e com comichão.

Graphites: Conjuntivite também de origem alérgica. Pálpebras coladas de manhã. Corrimento de lágrimas quente e que provoca ferida, com tendência para blefarite massiva. Gretas dolorosas nos cantos dos olhos. Pálpebras vermelhas, inchadas, inflamadas, secas, cobertas de crostas. Cantos dos olhos exteriores inflamados ou gretados.

Kali-bi: Os olhos estão sempre vermelhos, inchados, húmidos e com água. Dor relativamente fraca ou sensibilidade à luz. Conjuntivite com o típico muco amarelo e formando fios.

Sabadilla: Pálpebras vermelhas e ardendo. Ardor nos olhos. Olhos com água e inchados. Corrimento de lágrimas em movimento ao ar livre ou ao olhar para objectos brilhantes ou ao olhar para o fogo. Frequentemente acompanhado de comichão no canal auditivo externo, ataques de espirros violentos e corrimento de lágrimas, muco abundante, suave e aquoso e comichão e cócegas no nariz.
Excelente remédio para a febre dos fenos.

Thuja: Oftalmia dos recém-nascidos com secreção amarela esverdeada, melhora com calor. Conjuntivite provocada pela vacinação. Olhos cheios de lágrimas, que não correm ao longo das faces, mas que ficam nos olhos. Pálpebras secas, com escamas nas bordas. Eczema seco e com escamas nas pálpebras, Pálpebras secas.
Blefarite: as pestanas caem. Treçolhos recidivos ou sequelas dos mesmos: endurecimento, causando uma protuberância ou um quisto.

Merc-sol: Vermelhidão, corrimento de lágrimas, secreções ralas e que provocam ferida, que podem colar bastante os olhos. Agrava-se com o frio, humidade e à noite no calor da cama.


Esquema de tratamento:

Na combinação de blefarite e conjuntivite normalmente são suficientes os remédios Puls e Graph alternadamente. Quando esta combinação não ajuda dentre de 2 dias, dar nesse caso Graph e Merc-sol.
Numa conjuntivite violenta sem blefarite os remédios mais importantes são: Apis e Arg-nit.