A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Amigdalite aguda- Homeopatia para Crianças e Bébes

Diferencia-se entre a angina vermelha e a branca
Vermelha = quando não apresenta placa
Branca = quando aprsenta placa
Angina vermelha = não parsenta placa:

Belladonna: toda a garganta se apresenta muito vermelha. Mucosas muito secas, muita sede de bebidas frias. A cara aprsenta-se vermelha e a pele está húmida. A Febre começa de forma súbita e violenta. As pupilas dilatam-se. Sensação de aperto na garganta, dificuldade em engolir, mas com necessidade de engolir, sede de água fria, mas com receio de beber, devido à dor que provoca. Sensação de arranhar na garganta. Bell – Ocorre entre as 16 e as 24 horas.

Ferrum phosphoricum: remédio importante em combinação com Bell (ou Apis) no início de inflamação de garganta.
(Quando se acorda durante a noite com dores de garganta, colocar imediatamente um glóbulo de Ferr-phos debaixo da língua).

Apis: Inchaço edematoso da úvula. A úvula apresenta-se pendurada como um saco de água. Coloração rosa das amígdalas e da úvula. Não tem sede ou apenas tem sede de bebidas frias. Agrava-se com calor ou durante a noite. Melhora com o frio, compressas frias e ar fresco. Dores queimantes e acutilantes, mais do lado direito. Não consegue engolir bebidas quentes.

Arsen: As mesmas características que Apis, mas o calor melhora. Necessidade de calor em todas as formas. Ardor e secura da garganta. A criança está receosa e inquieta.

Phytolacca: Sobretudo os arcos palatoglossos frontais têm uma coloração vermelho escuro. Típico: as dores ao engolir irradiam para o ouvido. A criança puxa o queijo para o peito ao engolir, tem dores musculares. Tudo se agrava ao beber bebidas quentes, a criança apenas quer beber líquidos frios. É um remédio sobretudo do lado direito. Febre alta sem suor e sem vermelhidão e calor assinalável da cara. A cabeça com tendência para estar pálida. Fraqueza mas necessidade de se mexer. Sensação de abatimento total. Secura ardente e com picadas permanentes na garganta. Também pode apresentar pus.


Esquema de tratamento:

No início da inflamação e vermelhidão dissolver em água Bell e Ferr-phos (= 2 glóbulos de cada remédio em duas garrafas de plástico de 33,3 ml diferentes ou 2 copos de água. De hora a hora é dado uma gole ou uma colher de líquido (utilizar uma colher de plástico) e agitar bem a garrafa, pelo menos três vezes ou mexer bem o líquido no copo com a colher de plástico. Os remédios não são dados em simultâneo, uma vez é dado um e uma hora depois é dado o outro.
Quando a dor de garganta começa durante a noite, é suficiente colocar 1 glóbulo Ferr-phos debaixo da língua e de manhã dissolver os remédios em água e começar o tratamento descrito em cima.
Se mais tarde surgem as imagens dos remédios Phyt, Lyc, Lachesis, dar esses remédios.