A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Asma - Crises asmáticas - Homeopatia para Crianças e Bebés - Criança e Bebé

O QUE É A ASMA?

A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios.
Resulta do estreitamento dos brônquios, que pode ocorrer em várias circunstâncias. Ficando mais estreitos, o ar sai e entra nos pulmões com mais dificuldade. Este estreitamento é provocado pela contracção dos músculos que existem à volta dos brônquios, pelo aumento da parede dos brônquios, ficando assim o interior dos brônquios mais estreito e pela maior quantidade de secreções que os brônquios produzem.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ASMA ?

Causa sintomas respiratórios, nomeadamente dificuldade em respirar, pieira ou chiadeira, sensação de opressão do tórax, tosse e cansaço. A intensidade dos sintomas é muito varíavel de doente para doente e mesmo em cada doente, já que podem passar-se dias, semanas ou meses sem sintomas ou podem ser muito frequentes. Também a intensidade das crises pode ser muito diferente de dia para dia.
Dificuldade em respirar
Dificuldade em deitar fora o ar do peito e em fazer entrar mais ar. Normalmente, não temos consciência da entrada e saída de ar dos pulmões.
Pieira
Ruído tipo assobio que se ouve quando respiras, e que é provocado pela passagem do ar nos brônquios estreitados.
Sensação de aperto no tórax
Sensação de ter o peito a ser apertado por um cinto.

QUER SABER SE TEM ASMA ?

Se tem os sintomas referidos, consulte o seu médico. Ele pode ajudá-lo, fazer o diagnóstico e tratá-lo.

HA MUITAS PESSOAS COM ASMA ?

A asma afecta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades no Mundo.
Em Portugal calcula-se que estão afectadas cerca de 600.000 pessoas. Afecta crianças e adultos. Em Portugal calcula-se que afecte cerca de 11% das crianças e 5% dos adultos.

O QUE PROVOCA AS CRISES DE ASMA ?

As crises de asma pode ser provocada por desencadeantes. Estes podem ser alergénios, exercício físico, o riso, io frio, certos alimentos ou os seus aditivos. fármacos, etc.

Chama-se alergénios a substâncias capazes de provocar alergia, como o pólen de flores, árvores e arbustos, ácaros do pó da casa. Pêlo de animais,etc.
É importante saber reconhecer o que lhe causa o aparecimento dos sintomas e das crises. Assim poderá evitar o seu aparecimento.

Ácaros

Os ácaros são microrganismos microscópicos que vivem nos nossos colchões, cadeirões, almofadas etc.

Pólen

O pólen é uma das causas mais frequentes de crises de asma. A polinização das plantas faz-se principalmente na Primavera. E nesta altura que os asmáticos alérgicos aos pólen têm sintomas. Podem passar completamente bem nos restantes meses do ano.

Alimentos

Alguns alimentos podem provocar asma : por vezes não são os alimentos a causa real da asma, mas os conservantes, os corantes, etc.

Medicamentos

O ácido acetil-salicilico (a vulgar aspirina) a penicilina, etc, podem provocar asma. Se for alérgico a um medicamento, tome nota do seu nome. Sempre que o seu médico receitar medicamentos informe-o de quais não pode tomar.

Exercício físico

O exercício pode causar crises de asma. No entanto isso não deve levar a evitar o exercício físico. Há vários medicamentos que podem evitar as crises provocadas pelo exercício físico

O QUE PODE AGRAVAR A ASMA ?

Algumas substâncias não causam asma mas agravam-na. Isso acontece por exemplo com o fumo do tabaco, a poluição do ambiente ao ar livre ou no interior dos edifícios.

Fumo do tabaco

O fumo do tabaco agrava a asma. Se respirares o fumo do tabaco de outras pessoas podes ter uma crise de asma. Não deves fumar e deves evitar os locais com muito fumo.

Poluição

São as substâncias tóxicas existentes no ar ambiente
A poluiçãp do exterior é produzida pelos transportes, as actividades industriais, as actividades domésticas e o aquecimento. Os principais poluentes atmosféricos são o ozono, o dióxido de enxofre, o dióxido de azoto, o monóxido de carbono, o chumbo e as partículas em suspensão. Estes produtos químicos agravam a asma.
A poluição do interior há que existe no interior dos edifícios. O ar dentro dos edifícios também é poluído, por produtos industriais, materiais de construção dos edifícios, uso de combustíveis domésticos e fumo de tabaco.

Mudanças bruscas de temperatura

As variações de temperatura, principalmente o ar frio são capazes só por si de causar crises de asma.

« Constipações «

São provocadas por vírus ou bactérias que infectam as vias aéreas superiores e/ou inferiores. Estas infecções podem também causar crises de asma.

Retirado do site http://www.sppneumologia.pt/textos/?imc=51n76n
(Sociedade Portuguesa de Pneumologia)

Sugestões homeopáticas

Kal-sulf
-as crises de asma acontecem todas as noites por volta das 2 da manhã.
Bromum - é adequado quando os marinheiros chegam a terra e ficam com asma.

Arsen - as crises asmáticas deve entrar surgem entre a meia-noite e as 2 da manhã.

Kalium carbonicum – É um dos grandes remédios para a tosse e asma. As crises asmáticas e os ataques de tosse, surgem principalmente entre as 2 e as 4 da manhã. Muito sensível ao frio e correntes de ar.

Natrium sulfuricum – há um agravamento claro das crises de asma às 5 da manhã.

Continua…