A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Icterícia Neonatal - Homeopatia para Crianças e Bebés

Icterícia, é uma síndrome caracterizado pela coloração amarelada de pele e mucosas devido à acumulação de bilirrubina no organismo (hiperbilirrubinemia). Há três causas possíveis para o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue:
• Hemólise, isto é, a destruição de hemácias que leva à produção de bilirrubina a partir da hemoglobina
• Falha no mecanismo de conjugação nos hepatócitos
• Obstrução no sistema biliar
obs:a hepatite A causa o amarelamento da pele e dos olhos através da acumulação da bilirrubina.
Icterícia Neonatal
O recém-nascido pode apresentar icterícia que geralmente se inicia após 1 ou 2 dias de vida, chamada icterícia fisiológica do recém-nascido, desaparece espontaneamente após poucos dias e deve-se a um metabolismo hepático pouco maduro. Em alguns casos é necessário o internamento do recém-nascido para um banho de luz que ajuda a reduzir o nível de bilirrubina no sangue.
Remédios homeopáticos
Nux-vom: Surge quando a mãe foi submetida a tratamento durante o parto com remédios para as contracções, sedativos ou anestésicos.


China C30: è adequada quando existe intolerância entre os grupos sanguíneos – e/ou factor Rhesus - dos pais. De três em três dias 1 glóbulo.

Lycopodium: Depois de cerca de 1 semana e meia este é o Remédio que se segue a China. O Recém-nascido mostra-se insatisfeito, tem cólicas, grita entre as 16 – 20 horas, forma rugas na testa, geralmente está constipado.


Phosphor: Phos e China são os dois remédios mais importantes na icterícia hemolítica